Como Compor Quadros na Parede

A decoração de uma casa é composta por diversos elementos. Vasos, centros de mesas e até mesmo livros podem servir para dar um toque a mais em seu lar. Mas não há um elemento mais chamativo e estiloso do que um belo quadro. Seja obra de arte, fotografias ou até mesmo retratos de família, essa peça tem o poder de deixar as paredes muito mais estilosas.

Você já conferiu em nosso post sobre Como deixar sua casa atual e cheia de estilo, dicas de realçar sua casa. Agora, a Arneli Lustres separou algumas dicas sobre como compor quadros na parede, a deixando poderosa e com características únicas. Vamos lá?

ANTES DE TUDO

Antes de começar, vamos nos atentar a algumas regras. Sempre pendure os quadros de forma que seu centro fique a 1,60m do chão. Assim, todos conseguirão apreciá-los de forma agradável, sem dificuldades de visualizar por completo.

Caso ele estiver sobre um sofá, posicione-o de uma forma que o início da moldura fique 20 ou 25 cm mais alto que o encosto do móvel, para que não atrapalhe quem está sentado. Já se estiver sobre uma cama, posicione-o 60 cm acima caso não tiver cabeceira e se possuir, deixe-o a 20 cm.

PROCURE HARMONIZAÇÃO

Não existe a necessidade que todos os quadros sejam referentes a uma mesma situação, como apenas flores, retratos, cidade, entre outros. Porém, é necessário que todos conversem entre si, criando assim, uma harmonização. É muito importante também que os quadros possuam conexão com o restante de ambiente.

MOLDURAS

A escolha da moldura é tão importante quanto o quadro em si. Existem diversos modelos que você pode escolher, como:

Laca: tem um acabamento uniforme e possibilita diversas composições de cores.

Madeira: Talvez o mais utilizado na hora de emoldurar quadros. Existem diversos tipos de madeiras e tonalidades, o que permite a criação de inúmeras composições, além de proporcionar o equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.

Metal: possui diversas gamas de tonalidades, espessuras e composições, permitindo assim, diversas ideias.

Confira abaixo, dicas de quais tipos de quadro utilizar em cada tipo de cômodo.

Sala de Estar

O estilo de quadro vai depender muito de como a sua sala de estar é composta. Caso possua elementos mais clássicos, paisagens podem ser excelentes opções. Quadros de artistas como Paul Gauguin, Renoir ou até mesmo Monet são boas escolhas. Caso sua sala possua traços mais contemporâneos, artes abstratas podem tornar o ambiente mais estimulante, exibindo cores mais fortes.

Corredores

Nesse caso, procure utilizar quadros pequenos, pois eles serão vistos de perto. Uma boa dica para essa parte da casa é utilizar fotografias e retratos de família. Com certeza dará um tom mais aconchegante à sua casa.

Quartos

É ideal que o quadro utilizado para compor a decoração de seu quarto preencha toda a extensão da cabeceira da cama. Você pode utilizar pequenas molduras quadradas ou uma moldura retangular que preencha todo o espaço. Assim como o corredor, retratos são boas opções.

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e visite nosso blog. Lá você encontra diversos artigos sobre decoração e fica por dentro das principais feiras e eventos de design. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *