CASACOR 2018: Sustentabilidade é o destaque da feira

A maior e mais completa MOSTRA de arquitetura e decoração da américa latina está em exibição no Jockey Club. A CASACOR SP está em sua 32° edição e vai até o dia 29 de julho. Com o tema “Casa Viva”, diversos projetos de arquitetura com foco na sustentabilidade tiveram o seu destaque no evento. A Arneli Lustres separou algumas dessas PROPOSTAS que colocaram o meio ambiente como foco principal.

SysHaus- Arthur Casas Studios

Criada por Arthur Casas e Renata Tilly, o projeto SysHaus foi desenvolvido por mais de dois anos. A casa, que tem mais de 200 m², faz uma mistura completa com o design urbano, tecnologia e soluções em engenharia ambiental.  Toda a sua estrutura é encaixada, do piso ao forro, descartando assim, qualquer tipo de concretagem e tendo um gasto de água praticamente nulo.

Casa do Escritor- Jóia Bergamo

A arquiteta Jóia Bergamo consegue mesclar tecnologia sustentável com um excelente design com o projeto “Casa do Escritor”. A casa utiliza o sistema Steel Frame, que dispensa a utilização de concretos ou tijolos. Segundo a arquiteta, esse tipo de construção, apresenta significativas vantagens em relação ao tempo da obra e ao impacto ao meio ambiente, possibilitando uma construção sem resíduos e totalmente sustentável.

De acordo com Jóia, suas inspirações para esse projeto foram as obras de Philip Jhonson, um dos maiores arquitetos modernistas do século XX e a obra Norman Foster, um dos edifícios mais ecológicos do grupo Foster and Partnes.

Cabana- Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães

Também utilizando o Steel Frame como fator importantíssimo para a construção, o projeto “Cabana” foi pensado com o objetivo de trazer a natureza para dentro de casa. Levantado em apenas 18 dias, a obra possui 60m², ela pode ser utilizada tanto na praia, quanto no campo.

A “Cabana” apresenta tons claros em sua composição e tecidos florais em suas cortinas, dando assim, um toque de romantismo ao lugar. Além disso, possui tapetes com grafismo e tons marcante e revestimento de bambu.

Loft Ninho- Nildo José

Com um ambiente que valoriza a simplicidade e a atmosfera humanizada, o arquiteto Nildo José desenvolveu o projeto “Loft Ninho”. Um espaço divido em três áreas com funções distintas: cozinha, social e área íntima. Todos esses ambientes possuem um toque em comum, o revestimento em Carvalho Europeu, aplicado no piso, parede e no forro.

Segundo o arquiteto, o desenvolvimento do projeto vem da ideia de uma tentativa de percepção de novas formas de utilizar o espaço e dos novos hábitos presentes no nosso dia-a-dia, tendo como objetivo, estimular as relações humanas através do ambiente.

Esses são alguns dos diversos projetos que a CASACOR 2018 está apresentando voltados à sustentabilidade. Para quem é apaixonado por arquitetura e design, é uma excelente opção!

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e visite nosso blog. Até a próxima!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *