A importância de um ambiente bem iluminado

Hoje, em uma elaboração de projeto de casa, a iluminação é uma das mais importantes etapas do trabalho. Não só esteticamente, ela influencia e muito em nosso comportamento. Um ambiente iluminado gera bem estar aos moradores.

Além disso, a saúde é outro fator a se considerar na hora de realizar um projeto de iluminação. Isso se deve a acuidade visual, que é a capacidade de discriminar dois pontos próximos como elementos separados e que corresponde à nitidez da visão. Essa acuidade  diminui de acordo com o avanço da idade. Pode não parecer importante, mas planejar a iluminação, baseando-se na idade de quem mora no local, é importante.

Pensando nesses fatores, a Arneli trouxe algumas dicas e sugestões para você iluminar a sua casa de forma correta.

Planeje um projeto de iluminação para cada cômodo

Um erro crucial que muitas pessoas cometem é imaginar a iluminação na casa de forma singular. Isso faz com que a casa não tenha personalidade e, também,  seja  má iluminada. Escolha o tipo de iluminação de acordo com o cômodo ideal. Um projeto de iluminação que se baseia em tendências, acaba não possuindo nenhuma originalidade.

Sala

A iluminação pode feita com luz geral, indireta ou pontual. A luz geral de teto pode ser feita com lustres, abajures ou focos de luzes. Isso varia muito pro tipo de iluminação que você pretende criar, algo mais minimalista ou algo mais clássico.

Sala de Jantar

Para tornar a mesa de refeição, o lugar central do cômodo, é recomendável que se utilize lustres ou pendentes acima da mesa. Já em outros cantos da sala, utilize luzes indiretas, elas podem auxiliar a dar um clima mais agradável e relaxante. Se quer saber mais sobre tipos de iluminação, como direta, indireta e difusa, clique aqui.

Cozinha

Em muitas casas, esse cômodo é o principal. Em casos que não existe uma sala de jantar, a cozinha serve para esse intuito, deixando de ser apenas o local em que é preparada a refeição. Utilize pendentes em áreas centrais do cômodo, nas laterais, utilize luzes embutidas, como spots. Caso sua cozinha possua bancadas, acima delas, utilize trilhos de luzes. Com certeza, a iluminação de sua cozinha ficará perfeita.

Quarto

Esse é um local que é preciso ter cuidado ao realizar o projeto de iluminação. É recomendável que não se utilize luzes fortes e diretas.  Uma dica importante é focar a iluminação em volta da cama, utilizando abajures em cômodas e spots nas laterais do quarto.

 

Banheiro

Ao realizar o projeto de iluminação desse cômodo, uma boa dica é pensar na iluminação tanto diurna, quanto noturna. De dia, é recomendado que use, se possível, luz natural. Isso cria um clima mais aconchegante e mais convidativo.  À noite, utilizar luzes forte é uma boa escolha, principalmente nas laterais e acima do espelho do banheiro.

Com essas dicas, fica mais fácil saber a importância da iluminação em cada cômodo. Se você gostou desse artigo, confira mais em nosso blog e visite nossas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *